Receitas de bolos com pasta de açúcar para aniversários infantís

Uma das coisas mais especiais no aniversário de uma criança é o bolo. Por isso é necessário estar bem preparado: conhecer os gostos do aniversariante e dos convidados, saber o que está na moda… O melhor para personalizar completamente o bolo da maneira que deseja é fazer você mesmo desde zero. Por isso hoje trago receitas de bolos com pasta de açúcar para aniversários infatís.

Imagina a cara de surpresa que fará o seu menino ao ver o bolo do seu super-herói favorito? Ou dos seus desenhos animados que ele tanto gosta? Não perca estas receitas de bolos com pasta de açúcar e desfrute com ele o seu dia mais importante do ano.

Como fazer pasta de açúcar em casa?

Como sabe, a pasta de açúcar pode comprá-la já feita e tingir directamente com as cores de que necessita. Contudo, proponho que faça você mesmo e assim aprende como fazê-lo e tingí-lo com as suas próprias mãos. Pode ser muito divertido, aponte! Neste caso irei ensiná-lo a prepará-lo com marshmallows, do que vai precisar?

  • 200 g de marshmallows (estes que costumamos comprar nos supermercados)
  • 400 g de açúcar de confeiteiro – Se quiser modificar as quantidades é só colocar o dobro de açúcar do que de marshmallows.
  • Manteiga
  • 1 colher de sopa de essência de flores de laranjeira.

O primeiro que se deve fazer é untar um recipiente que possa ser levado ao microondas, adicionar todo o marshmallow juntamente com a essência para dar um toque especial e levá-lo ao microondas. Pode encontrar formas de bolos a óptimos preços na Casa.com. A essência não é imprescindível, mas dá diferença na receita. Poderá encontrar diferentes tipos de essências na Amazon.

O tempo pode variar dependendo do microondas, mas aqueça de pouco a pouco e misture até que se dissolva completamente.

Uma vez derretido adicione pouco a pouco o açúcar até formar uma massa consistente. Depois amasse com as mãos até chegar a um ponto consistente. Terminado isso coloque em película aderente  e ponha no frigorífico por 24 horas. A sua pasta de açúcar estará pronta para ser trabalhada passado esse tempo.

Para tingir a pasta de açúcar são possíveis duas maneiras ou com corante em gel ou em pó, será da sua preferencia.

Se quiser dê uma vista de olhos neste vídeo, explica de uma maneira um pouco diferente da minha mas também eficaz, de como fazer a pasta de açúcar.

Agora sim! vamos para o nosso bolo infantil de aniversário!

Receitas de bolos com pasta de açúcar: Futebol com chocolate

Como a maíoria das crianças adoram futebol e chocolate acho que este é o bolo perfeito para todos eles.

Ingredientes:

  • 6 ovos
  • 250 g de açúcar
  • 375 g de chocolate em pó
  • 250 g de farinha
  • 10 g de fermento em pó
  • 250 ml de leite
  • 120 ml de óleo
  • Seringa de confeitaria
  • 500 g de pasta de açúcar verde

O primeiro passo é aquecer o forno a 200ºC. Com uma batedeira faça as claras em castelo, adicione as gemas, o açúcar, o óleo e siga batendo. Não é necessário nenhuma batedeira especial, pode ser com uma destas das Fnac desde 54€.

A seguir adicione o chocolate em pó e o fermento e misture. Adicione leite e continue batendo.

Quando estiver tudo uniforme coloque numa forma untada e adicione no forno por aproximadamente 45 minutos a 170ºC. O recheio prepare da sua preferência, eu fiz com chocolate branco, misturei natas, chocolate branco e manteiga.

Agora vem a parte divertida, a pasta de açúcar! Feito por si ou comprada será necessário para cobrir o bolo para simular o que é o relvado do campo de futebol. Tente com que fique o mais ajustado possível.

Uma vez feito isso é a vez de desenhar o campo. Para fazer é necessário a seringa pasteleira ou algo que simule essa precisão. A seringa pode encontrar na Aliexpress. Devo confessar que este é um dos meus bolos favoritos porque também adoro futebol!

Ao terminar o desenho pode dar um toque mais profissional com algum boneco de futebo em cima, as balizas, etc.

receitas de bolos com pasta de açúcar: Minions

Que os Minions estão até na sopa já é inegável. Por que não aproveitar e fazer um bolo com pasta americana infantil deles? Para elaborar completamente esta receita será necessário fazer 3 bolos pequenos. Os ingredientes necessários são:

  • 1 frasco grande de Nutella
  • 1 l de natas montadas
  • 1/2 copo de açúcar
  • 1 1/2 copos do sumo de sua preferência
  • 3 círculos de cartolina menores do que o bolo

Para a pasta de açúcar:

  • 500 g de pasta de açúcar amarela
  • 250 g de pasta de açúcar azul
  • 100  g de pasta açúcar branca
  • 20  g de pasta açúcar preta
  • 100  g de pasta de açúcar castanha

Para esta receita deverá fazer os bolos previamente (servem qualquer modelo e vpode aprender como fazer neste post).
A primeira coisa a fazer é aquecer o açúcar e a água por cerca de cinco minutos. Se quiser, pode adicionar um toque de essência de baunilha para dar toque especial do bolo, poderá encontrar em qualquer supermercado.

Bata as natas até formar um chatilly e acrescente a nutella aos poucos. Se quiser saber como fazer pode ver aqui.

De seguida corte o bolo em  3 ou 4 andares. O último corte é para tirar a ondulação de cima e deixar a superfície do bolo lisa. Lembre-se de que pode encontrar os melhores electrodomésticos e pelos melhores preços para fazer estes bolos deliciosos na Aliexpress, FNAC ou Amazon

Regue cada base do bolo com o sumo escolhido com muito cuidado e coloque a mistura feita com nutella. Espere um pouco para cobrir por fora para que pegue a pasta de açúcar. Monte todas as bases do bolo formando um torre bem alinhada.

Cada vez que termine de montar o bolo completo coloque a cartolina como modo de separação para que o bolo não venha a baixo

Depois, cubra todo o bolo com a mistura de nutella e deixe arrefecer no frigorífico por cerca de 2 horas.

O próximo passo é esticar bem a pasta de açúcar amarela com um rolo de cozinha e coloque-o em cima do bolo, encaixando bem com as mãos.

Uma vez pronto, estenda a pasta açúcar azul e corte uma tira de três dedos para cubrir a parte de baixo. Com a ajuda de uma faca, desenhe a roupa que levam os Minion.

Deixo uma foto para tornár mais fácil de ver a sua forma:

Os detalhes finais do rosto dos Minions são os olhos, tem que combinar a pasta de açúcar preto, branco e castanho, como vê na imagem abaixo. Para obter os óculos cinzentos pode misturar o branco com o preto e cinzento.

Finalmente, vai precisar de dois rolos de pasta de açúcar amarela para os braços e dois azuis e perna. Pode colar o corpo com um pincel com água. Para cabelos cabeça faça algumas tiras finas e curvadas para dar aquele toque característico. Et voilà! O segundo das suas receitas de bolos com pasta de açúcar para crianças esta pronto! Agora é só divertir-se com a alegria das crianças.

Receitas de bolos com pasta de açúcar: Spiderman – O homem-aranha

O homem-aranha sempre foi um dos super heróis favoritos das crianças, ao mesmo tempo que os bolos de pasta de açúcar para as crianças são as mais clássicas. Este é o famoso bolo do Homem Aranha. O que precisamos?

Ingredientes:

  • 4 ovos grandes
  • 250 g de açúcar
  • 250 g de farinha
  • 250 ml de óleo
  • 250 ml de água
  • 165 g de chocolate em pó
  • 1/2 copo de leite e gotas de chocolate
  • 2 colheres de fermento
  • 2 colheres de maisena
  • 2 colheres pequenas de essência de baunilha
  • 1 colher pequena de sal
  • Natas (opcional)
  • 500 g de pasta de açúcar vermelha

Para a sua elaboração inicie pré-aquecendo o forno a 180°C. Unte as duas formas de bolo.

Misture os ingredientes secos como o açúcar, chocolate em pó e maizena até que fique homogéneo e acrescente os ovos e a essência de baunilha. Misture tudo até que a massa fique homogénea. A seguir acrescente a água e misture com uma colher de pau. Ao final adicione as gotas de chocolate e misture.

A seguir distribuia a mistura que resultou entre os moldes e introduza no forno durante meia hora aproximadamente. Para saber se está, pode introduzir um palito no centro e se sair seco é porque está pronto.

Após isso tire o bolo do forno e espere que arrefeça por 15 minutos antes de tirar da forma.

Antes de se dedicar à pasta de açúcar corte a parte de cima do bolo para que ele esteja com a parte de cima totalmente plana e adicione o recheio do bolo. Claro que o recheio é opcional, pode colocar da sua preferência.

Para terminar o bolo do Homem-Aranha é necessário estender a pasta de açúcar vermelha e cobrir todo o bolo. Após esta primeira camada vai precisar de uma caneta especial para bolos que permite desenhar as riscas pretas e os olhos branco do Homem-Aranha.

As receitas de bolos com pasta de açúcar para crianças são uma ideia muito original para fazer com que o dia do aniversário da criança seja especial, representando com as suas personagens favoritas. Já fez algum bolo com pasta de açúcar alguma vez? Que outras ideias tem?

Se é um amante das receitas, não pode perder receitas de sobremesas que não engordam ou então receitas práticas com o microondas.