Como organizar uma festa de pijama infantil

Organizar uma festa de pijama infantil é uma forma original, entre outras, de comemorar o aniversário de seu filho. Mas também pode ser uma festa sem motivos especiais.

Como começar a organizar uma festa de pijama infantil? Escolha um tema. Dependendo dos gostos dos seus filhos podem ser: o seu filme favorito, a profissão que vai escolher quando crescer, os seus animais favoritos ou algo que gosta de brincar como temas de cowboys e índios, piratas, astronautas, princesas e muito mais!

 

Depois de escolher o tema é necessário pensar em tudo para organizar uma festa de pijama infantal e o que temos de fazer para que eles tenham a festa perfeita que tanto merecem.

Como organizar uma festa de pijama infantil:

  • Convites

Os convites serão a primeira coisa que os amigos irão receber. Por isso faça convites que deixem as crianças cheias de expectativas para a festa e os pais tranquilos. Por isso coloque nos convites:

  1. O nome dos seus filhos.
  2. O endereço da sua casa.
  3. O telefone para confirmar a presença. lembre-se de ligar para os pais antes de mandar os convites para que fiquem mais tranquilos sobre os cuidados dos seus filhos.
  4. A hora que começa a festa.
  5. O que as crianças necessitam levar: os pijamas, pantufas, roupa extra e o que mais seja conveniente. Uma boa ideia é convidá-los a vir com um pijama da cor temática da festa do pijama infantil. Além disso, pergunte aos pais se os seus filhos têm algum tipo de alergia.

Para ter ideias de convites criativos eu recomendo que veja mais ideias em Pinterest. E também pode encontrar materiais económicos para as suas criações na MiniInTheBox.

Uma outra boa ideia e pratica é acrescentar no convite algo relacionado com o tema da festa (como, por exemplo, na última foto do homem aranha)

E o bolo? Se a festa é de aniversário não pode faltar o bolo. Agora estão na moda bolos mais elaborados com desenhos temáticos da festa.

  • A decoração

A decoração deve ser 100% sobre o assunto, não coloque nada que não se relacione com o tema ou a cor. O que eu recomendo é que dentro de um tema, escolha também uma cor. Por exemplo, se é uma festas de princesas, faça tudo em tons de rosa: os balões, chapéus, decorações, etc.

As minhas sugestões para uma decoração criativa são:

  1. Dar um toque especial nas cadeiras. Enfeite cada uma com algo relacionado ao tema. Por exemplo, para festas de princesas coloque laços ou coroas nas cadeiras, como mostro nestas fotos:
  2. Que todas as crianças sejam especiais. Para isso só tem que dar, para cada um, algo para colocar na cabeça (sempre mantendo a temática). Além disso também pode comprar meias anti-derrapantes e máscaras iguais para que as crianças fiquem iguais, sempre evitando discriminações. Cada uma na sua bolsinha de papel. Isso irá evitar que sujem as suas meias e escorreguem.

 

Sugiro MiniInTheBox, Aliexpress e Amazon para encontrar acessórios sem gastar muito dinheiro. Leia este post que lhe recomendamos antes de organizar uma festa de pijama infantil.

  • A comida

O que fazer para comer antes de organizar uma festa de pijama infantil? As mães dão uma pausa na alimentação dos seus filhos nestas festas, mas não precisamos exagerar. Para a mãe do convidado separei 2 idéias de receitas rápidas, originais e saudáveis:

  1. Espirais recheadas de atum

    Ingredientes (para 5 pessoas)

    • 1 folha de massa folhada
    • 2 latas de atum
    • 100 gr. queijo ralado
    • Azeite
    • 1 ovo

    Elaboração: Estenda a massa sobre uma superfície plana e polvilhe o queijo sobre a superfície inteira. Acrescente o atum escorrido. Adicione um pouco de azeite. Enrole. Corte fatias entre 2 e 3 centímetros. Coloque todas as fatias numa assadeira com papel manteiga. Pincele as fatias com ovos batidos (para brilhar). Pré-aqueça o forno a 200 graus e quando o forno estiver pronto adicione as fatias por 20 minutos e pronto!

  2. Canapés de mussarela

    Ingredientes (para 5 pessoas)

    • 1 pacote de pão de forma
    • 6 tomates pequenos
    • queijo mussarela
    • Molde de metal redondo para cortar o pão em forma circular.

    Preparação: Colocamos na bandeja o pão, usando o molde redondo (note que o tamanho deve ser menor do que o pão). Depois de cortar tudo, aqueça um pouco de azeite numa frigideira. Na frigideira coloque o pão para tostar um pouco. Corte as fatias de tomate e muzarela, tudo em forma ciruclar do diâmetro do pão. Monte o canapé com o pão quente para que o queijo derreta e pronto!

     

Para dar um toque doce eu recomendo colocar uma mesa com donuts e vários ingredientes separadamente para a criança decorar os seus próprios donuts.

 

  • As camas

Tem camas para todas estas crianças? Não se preocupe, existe solução para tudo (e sem gastar muito).

  1. A primeira opção: camas dobráveis que podem ser colocadas depois da festa em qualquer lugar da casa, terá uma cama extra por muitos anos.
  2. A segunda opção: colchões individuais que iria colocar no chão como um acampamento improvisado na sua sala de estar. Na Amazon poderá encontrar a partir de 40€.
  3. A terceira opção: colchões insufláveis.  Consiste em camas que são um saco de cama para dormir mas com colchão incorporado. Desde 28€ poderá ter colchão e lençóis.
  4. A quarta opção seria colocar tapetes no chão. Esta é a opção mais econômica.
  • Os jogos

Como manter as crianças entretidas na festa? Enquanto estiverem comendo vai ser muito divertido, mas o que acontece depois? Esta questão é facilmente resolvida. Abaixo menciono vários jogos que até mesmo os pais que estão cuidando das crianças podem divertir-se

Se eles gostam de jogos de mesa eu recomendo que aproveite os descontos de jogos da Toys R Us, lá é possível procurar os jogos de acordo com a faixa etária dos convidados na festa de pijama para crianças. Um jogo que eles sempre gostam é o Twister.

Uma coisa que as meninas adoram fazer é brincar com maquilhagens. Em muitas lojas pode encontrar conjuntos de maquilhagens hipoalergénicas e baratas para crianças.

Neste tipo de festa uma coisa fixe que também se pode fazer é colocar uma grande cartolina na parede para que as crianças deixem mensagens e pintem coisas para os anfitriões da casa. Para pintar verifique antes se a tinta comprada sai facilmente com água. Uma recomendação seria fazer as pinturas em relação ao tema da festa, com certeza que eles vão abusar na criatividade e vão divertir-se muito!

  • Pequenos grandes detalhes

Para capturar todas as memórias em fotos, os tipos de câmeras que eu recomendo são especiais para crianças. São perfeitas porque com elas também se podem fazer vídeos, além de que poderá usar como uma webcam. Elas também são resistentes à água, e funcionam a pilhas que se desligam automaticamente se não for utilizado durante 30 minutos.

É recomendável ter um pequeno kit de primeiros socorros se por acaso algum deles fizer alguma ferida ou tiver algum pequeno precalce. Também é aconselhável ter os números de telefones de emergência.

Por último recomendo que leia o post sobre receitas de sobremesas que não engordam que também pode aproveitar e fazer para esta festa porque são super fáceis!